O Papa Francisco cancelou no último minuto a sua presença na procissão da Sexta-Feira Santa (29/03) no Coliseu de Roma, no que o Vaticano descreveu como uma tentativa de “preservar a sua saúde” antes de mais compromissos da semana da Páscoa.
A agenda do pontífice para os próximos dois dias inclui uma vigília pascal no sábado (30) à noite e uma Missa de Páscoa e a mensagem “Urbi et Orbi” (para a cidade e o mundo) no domingo (31) de manhã.
A súbita ausência do pontífice argentino, que tem 87 anos, joga luz sobre o declínio da sua condição física. Francisco usa bengala ou cadeira de rodas para se movimentar devido a um problema no joelho e sofre repetidos episódios de bronquite e gripe.
Leia mais:
Papa Francisco orienta católicos a refletir sobre a própria consciência na Sexta-feira da Paixão
Papa Francisco lava pés de detentas em presídio feminino de Roma
A Via Sacra, no Coliseu de Roma, é uma procissão que reconstitui a morte de Jesus Cristo. Fiéis caminham dentro e ao redor da antiga arena romana, parando para orar e ouvir meditações.
Na quinta, o Papa Francisco lavou os pés de 12 mulheres detidas em uma prisão de Roma, um ritual que antecede a celebração da Páscoa.
A Semana Santa termina no domingo com a Páscoa, a data mais importante da Igreja Católica — comemorando o dia em que os cristãos acreditam que Jesus ressuscitou dos mortos.
Francisco também não compareceu à procissão em 2023, depois de se recuperar de uma internação hospitalar de quatro dias por bronquite.