Nesta terça-feira (26/03), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confundiu o presidente da França, Emmanuel Macron, com o ex-presidente do país europeu, Nicolas Sarkozy. A gafe do petista ocorreu na condecoração do líder indígena, o cacique Raoni Metuktire, com a Ordem Nacional da Legião de Honra, maior honraria do governo francês.
No encerramento da cerimônia, em Belém (PA), Lula afirmou que iria se retirar para viajar com o chefe do Executivo francês para o Rio de Janeiro. Mas quando se referiu a Macron, o petista o chamou de Sarkozy, que governou a França entre 2007 e 2012.
Ver essa foto no Instagram
Lula somente percebeu o deslize e se corrigiu após a plateia no evento gritar o nome correto do mandatário da França.
“Estamos com um pequeno problema aqui. A imprensa vai se retirar por causa de logística. As pessoas têm que ir embora. Eu e o Sarkozy vamos viajar para o Rio de Janeiro ainda hoje à noite [plateia fala Macron]. Eu e Macron vamos viajar para o Rio de Janeiro ainda hoje à noite. Eu queria só pedir o seguinte, para a gente ouvir a nossa presidenta da Funai para ela falar um pouco da situação indígena no Brasil”, afirmou Lula.
Nicolas Sarkozy era o presidente da França no segundo mandato de Lula e o primeiro da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Sarkozy é filiado ao partido conservador Les Républicains, enquanto que Macron, que governa o país europeu desde 2017, é membro da legenda liberal Renaissance.
*Com informações do Estadão