As autoridades aduaneiras belgas apreenderam 12 milhões de cigarros numa fábrica clandestina que funcionava num armazém do bairro de Gilly, em Charleroi.
Desde 10 de fevereiro, foram produzidos mais de 100 milhões de cigarros, provavelmente destinados ao mercado inglês, tendo em conta as embalagens encontradas, de acordo com o site EuroNews, nesta terça-feira (26/03).
“É enorme. 100 milhões de cigarros em dois meses é gigantesco”, declarou Michaël Moustier, chefe da equipe de investigação das autoridades aduaneiras belgas.
“Representa muito dinheiro, sim. Se considerarmos apenas os direitos perdidos, 47 milhões de euros. Mas também podemos contar com cerca de 50 milhões de euros provenientes da revenda de cigarros”, acrescentou.
Leia mais:
Ucrânia: Zelensky demite secretário do Conselho de Defesa e Segurança
China nega autoria de ataques cibernéticos a EUA, Reino Unido e Nova Zelândia
Há um português entre os nove detidos
Nesta operação, foram detidos nove trabalhadores, um deles de nacionalidade portuguesa, sendo que os oito restantes têm nacionalidade ucraniana.
Os trabalhadores tinham quartos, uma área de cozinha e instalações desportivas. As máquinas trabalhavam dia e noite.
Em 2023, a Bélgica apreendeu mais de 345 milhões de cigarros, mais de 137 toneladas de tabaco para fumar e mais de 16 toneladas de tabaco em bruto.