Um caso curioso da medicina foi revelado pelo site britânico Daily Mail: A inglesa Florence Charles, de 29 anos, descobriu que a causa da coceira constante que sentia era uma doença rara e não diagnosticada no fígado.
Florence tinha se casado há poucos meses quando os sintomas apareceram. Além da sensação constante de formigamento na pele, a jovem sentia náuseas e fadigas, mas que acreditava que tudo estava relacionado ao seu recente casamento.
Josh Charles, o marido da jovem, afirmou:
“A coceira dela era tão grande, especialmente nas mãos e nos pés, que ela tinha de dormir com bolsas de gelo nos pés e tomava banhos constantes para aliviar a sensação”.
Leia mais:
Entenda o que é a Varíola do Alasca, doença que matou uma pessoa nos EUA
CURIOSO: Há 3 anos, homem não consegue fechar os olhos após cirurgia plástica
Ela fez exames de sangue que apontaram icterícia, quando o fígado começa a perder a eficiência. Então os médicos descobriram que Florence tinha colangite esclerosante primária (CEP), uma doença autoimune (fruto de um ataque do próprio organismo às suas células).
A CEP leva a uma inflamação dos dutos bilhares e, caso não seja tratada, progride para a cirrose e a falência do fígado. Ela é uma doença mais frequente em homens (na proporção 2:1) e é frequentemente associada a outras doenças autoimunes, especialmente a doença inflamatória intestinal (DII), a hepatite e a doença de Crohn.
A doença não tem cura, mas seus sintomas, como a coceira, podem ser controlados. Hoje, Florence faz tratamento contra a CEP. Ela disse:
“Estou passando agora por ajustes da medicação, mas consegui retomar a minha vida. Hoje em dia, tomo 13 medicamentos por dia para manter os sintomas sob controle, mas isso não é nada perto do sofrimento de não saber o que tinha”.
Com informações de Metrópoles.