O Rio de Janeiro está em alerta para fortes chuvas a partir desta quinta-feira (21/3), com previsão de temporais ainda mais intensos na sexta-feira (2/3). A intensidade pode superar 200 milímetros em 24 horas, o que representa um grande risco de transtornos à mobilidade, quedas de energia, enchentes e deslizamentos.
Para se ter uma ideia da magnitude da chuva, cada milímetro equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Ou seja, 200 milímetros significam 200 litros de água caindo em cada metro quadrado em apenas um dia.
Leia também:
Uruguaio procurado pela Interpol é preso no Rio de Janeiro
Casal e bebê são mortos a tiros dentro de carro, em Niterói, no Rio de Janeiro
A chegada de uma frente fria intensificará as chuvas, com índices que podem chegar a 49,9 milímetros por hora nas próximas horas e ultrapassar 50 milímetros por hora na madrugada de sexta. Rajadas de vento e raios também são esperados.
Em resposta ao risco, o governo do estado dobrou o efetivo de militares do Corpo de Bombeiros nas áreas mais propensas a inundações, alagamentos, deslizamentos e desabamentos: as regiões Serrana, Sul, Norte/Noroeste e Baixada Fluminense.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de grande perigo para o estado do Rio de Janeiro e arredores, válido até domingo (24). A previsão inclui chuva superior a 60 mm/h ou 100 mm/dia, além de ventos acima de 100 km/h.
Em caso de enxurrada, o Inmet orienta a população a desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos. É importante procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.
Na capital fluminense, o serviço municipal de meteorologia, Alerta Rio, prevê um risco muito alto de temporal entre 18h de hoje e 12h de domingo (24/3). A cidade deve ser afetada por chuva forte, rajadas de vento de até 76 km/h e acumulado de chuva superior a 200 milímetros em 24 horas.
*Com informações Agência Brasil e Gazeta Brasil