Em seu pronunciamento nesta quarta (20/3) na Câmara Municipal de Manaus, o secretário secretário de Comunicação de Manaus, Israel Conte, prestou esclarecimentos sobre um vídeo, veiculado em portal nacional, que supostamente mostraria pagamento em espécie nas dependências da pasta a um portal de notícia. Ele apontou que o vídeo em questão apresenta “grosseiras manipulações”, constatadas por laudo elaborado por empresa privada.
O laudo de perícia técnica audiovisual no vídeo de 2 minutos e 23 segundos foi realizado pela empresa Smart Perícias, e contratado pelo escritório de advocacia Borghi, Kalil & Kotsifas.
Você pode ler o documento completo, abaixo:
[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/03/00-LAUDO-PERICIAL-Borghi-Kalil-Kotsifas.pdf” attachment_id=”338850″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=false print=false]
A perícia analisou os cortes feitos no vídeo e uma verificação da integralidade do áudio. Com o uso de gráficos, o documento aponta os momentos em que ocorreram as manipulações. O item 4 do laudo destaca que no vídeo existem diversas lacunas no momento da suposta entrega da sacola com dinheiro. Segundo o laudo, em nenhum momento demonstra-se nitidamente a atendente entregando a sacola a quem está gravando.
Segundo a conclusão do laudo, o vídeo não comprova “em nenhum momento do sequencial de imagens a entrega da referida sacola pela atendente ao autor do vídeo”.
📌 Veja o pronunciamento completo do secretário Israel Conte no plenário da CMM pic.twitter.com/SJ28tqXPZh
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 20, 2024