Em seu pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (20/3), o secretário de Comunicação de Manaus, Israel Conte, prestou esclarecimentos sobre a alegação de um suposto pagamento em espécie nas dependências da pasta a um portal de notícia. A visita do secretário a Casa Legislativa foi de forma voluntária.
O secretário afirmou que a gestão municipal tem sido alvo de “fakes”, citando o caso dos deepfakes relacionados ao áudio envolvendo a educação, que foi denunciado à Polícia Federal. Ele destacou que o vídeo é mais uma tentativa de “desgastar a administração municipal”.
Saiba mais:
Secretaria de Comunicação se pronuncia sobre caso do vídeo denunciado por site Metrópoles
Israel declarou que desde o principio a gestão acreditava se tratar de um vídeo falso para comprovar recorreu a uma empresa privada de perícia que atestou em seu laudo “grosseira manipulações” e “lacunas” no vídeos que demonstram manipulação do conteúdo.
“Desde o primeiro momento, sabíamos se tratar de um vídeo falso, de uma fake news. E para aprovar a manipulação, recorremos à SMART Perícias, que é a maior empresa de perícias judiciais e extrajudiciais do Brasil. Atua em mais de 30 áreas e conta com cerca de mil peritos colaboradores. Pois bem, recebemos o laudo e o vídeo expõe “grosseiras manipulações”, determinadas em recortes e lacunas do vídeo”, afirma Israel Conte.
📌 Veja o pronunciamento completo do secretário Israel Conte no plenário da CMM pic.twitter.com/SJ28tqXPZh
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 20, 2024
Conte afirma que o laudo possui 15 páginas detalhando de forma completa a perícia envolvendo o áudio e as imagens do vídeo, apresentando com uso de gráficos os momentos em que ocorreram as manipulações. Em seu pronunciamento, afirma que o item 4 do laudo destaca que no vídeo existem diversas lacunas no momento da suposta entrega da sacola com dinheiro. Segundo o laudo, em nenhum momento demonstra-se nitidamente a atendente entregando a sacola a quem está gravando.
A sacola com dinheiro não é mantida em foco, sendo passível de implantação por ferramentas de edição durante a filmagem. Conte então declara que não é possível aprovar se houve entrega de algo ou não.
Respostas aos vereadores
Sobre ao questionamento sobre a relação da SEMCOM com o portal Abutre, no vídeo supostamente seria o motorista ligado ao portal que recebe o pacote. Conte afirma que a secretaria mantém contato institucional com pouca frequência com o portal e menciona que é da mesma maneira como acontece com outros donos de portais, uma relação apenas institucional.
Em resposta às perguntas sobre a escolha de contratar uma perícia particular em vez de denunciar à Polícia Federal para uma investigação pericial, Israel responde que o crime também o afetou pessoalmente, por ofender sua honra, e foi orientado juridicamente de que seria necessário contratar uma perícia particular para contestar o vídeo e fortalecer sua defesa.
Conte afirma que não procurou a Polícia Federal, da mesma forma que no caso do prefeito de Manaus, por se tratar de um crime diferente, envolvendo outra abordagem, e foi essa a orientação jurídica recebida.
📌 Secretário Israel Conte responde a questionamentos no plenário da CMM pic.twitter.com/oiFipujYia
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 20, 2024