O líder ucraniano Volodimir Zelensky disse neste domingo (17/3), que o presidente russo, Vladimir Putin, está “embriagado pelo poder” e quer “reinar eternamente”, após o anúncio dos resultados de uma pesquisa de boca de urna indicando que o presidente venceu a eleição da Rússia, garantindo mais um mandato de seis anos.
“É claro para qualquer pessoa no mundo que esta pessoa, como frequentemente acontece na história, está embriagada pelo poder e quer governar eternamente. Não há maldade que ele não cometa para prolongar seu poder pessoal”, acrescentou Zelensky em uma mensagem nas redes sociais.
Putin já completou dois mandatos de quatro anos e dois mandatos de seis anos, com um interlúdio como primeiro-ministro. O líder russo mais longevo desde Stalin reformou a Constituição em 2020 para lhe permitir permanecer no poder até 2036.
Leia também:
VÍDEO: Rússia bombardeia comitiva de Zelensky no sul da Ucrânia
Vladimir Putin vence eleição presidencial da Rússia com 87,97% dos votos
Zelensky também agradeceu aos líderes internacionais que, segundo ele, expuseram a farsa eleitoral russa.
“Tudo o que a Rússia faz nos territórios ocupados da Ucrânia é crime. Deveria haver uma resposta justa a tudo o que os assassinos russos fizeram nesta guerra para garantir o governo eterno de Putin. Só uma coisa o assusta mais: a responsabilização”, acrescentou.
Para o presidente ucraniano, essa “imitação de eleições” não tem legitimidade.
These days, the Russian dictator imitates another "elections." Everyone in the world understands that this person, like many others throughout history, has become sick with power and will stop at nothing to rule forever.
There is no evil he would not do to maintain his personal… pic.twitter.com/zu1see37kl
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 17, 2024
*Com informações AFP e O Antagonista