A cidade do Rio de Janeiro registrou, neste sábado (16/03), sensação térmica recorde de 60,1ºC. Segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura carioca, o registro foi feito na Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona Oeste da capital fluminense, às 10h20.
O recorde anterior da cidade havia sido registrado na mesma estação, em 18 de novembro do ano passado, foi de 59,7ºC. A sensação térmica leva em consideração não apenas a temperatura, mas também a umidade relativa do ar.
Uma associação de temperaturas elevadas e alta umidade gera aumento da sensação térmica. A prefeitura do Rio de Janeiro recomenda que as pessoas se hidratem e evitem exposição prolongada ao sol.
Leia mais:
Bolsonaro lança Ramagem no Rio: “Mundo cai na cabeça dele. Como vem caindo também na minha cabeça”
Policiais militares são assaltados na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro
Isso significa que, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem ficar cinco graus Celsius acima da média por dois a três dias consecutivos.
No início da manhã deste sábado, os termômetros no Rio já passavam de 33ºC. Até às 09h05, as maiores temperaturas registradas tinham sido na Barra, 34ºC, na Zona Oeste, em Santa Cruz, com 33,3ºC, também na zona Oeste, e no Jardim Botânico, com 33,1ºC, na zona Sul da cidade.
😎 TEMPO NO RIO
Segundo o @AlertaRio, até o momento, a maior temperatura foi registrada, às 12h15, em Guaratiba (40°C). A maior sensação térmica foi registrada, às 10h20, também em Guaratiba (60,1°C). #CORInforma #temporj pic.twitter.com/AOAXmVkUyT
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) March 16, 2024