Desde o Natal de 2023, a ausência da princesa de Gales, Kate Middleton, dos holofotes públicos, tem gerado uma onda de especulações e teorias da conspiração. A Família Real, cautelosa em relação à privacidade da nobre, informou apenas que ela se submeteu a uma cirurgia abdominal, sem fornecer detalhes adicionais sobre o procedimento médico.
No entanto, nos últimos dias, a situação se agravou quando uma foto supostamente mostrando Kate ao lado de seus filhos em celebração ao Dia das Mães, tradicionalmente comemorado em março no Reino Unido, começou a circular nas redes sociais. Descobriu-se rapidamente que a imagem havia sido manipulada, levando diversas agências internacionais a retirá-la de seus bancos de imagens.
Leia também:
Kate Middleton tem primeiro evento marcado após ‘sumiço’; confira data
Diante desse incidente, uma mensagem atribuída à própria Kate foi publicada, na qual ela se desculpava e reconhecia ter alterado a foto. No entanto, a Família Real optou por não divulgar a imagem original, aumentando ainda mais as especulações em torno do caso.
O curioso é que, anteriormente, a princesa sempre foi bastante aberta sobre sua saúde. Durante seus três partos, por exemplo, ela prontamente posou para fotos no dia seguinte em frente ao hospital, segurando seus recém-nascidos nos braços. Em sua primeira gestação, Kate enfrentou graves enjoos, precisando ser hospitalizada, o que resultou no anúncio precoce de sua gravidez.
This is Pippa, possibly even Katie Holmes but that is not Kate Middleton https://t.co/VNLt91qtK0
— Nicole (@frogsrock69) March 5, 2024
Além disso, recentemente, também veio à tona a notícia de que o rei Charles III está passando por um tratamento contra o câncer, adicionando mais preocupações à Família Real britânica.
No dia 4 de março, Kate foi flagrada dentro de um carro, porém, o uso de óculos escuros e a baixa qualidade da imagem apenas alimentaram os rumores em torno de seu paradeiro e condição de saúde.
Inicialmente, o Palácio de Kensington, que trata da agenda e da informação relativa aos príncipes de Gales, William e Catherine, afirmou que sua convalescença e ausência em eventos públicos se estenderia pelo menos até ao final de março.
Na semana passada, o Ministério da Defesa britânico publicou no seu site que Catherine regressaria à atividade pública em um desfile militar no dia 8 de junho. A informação, que não foi confirmada pelos serviços reais, foi retirada horas depois pelo mesmo Ministério.
Mais dúvidas
A imagem manipulada gerou mais dúvidas, especialmente porque a última aparição pública de Kate remonta à missa de Natal da família real em Sandringham, no leste da Inglaterra.
Após o comunicado admitindo a manipulação, Catherine apareceu nesta segunda-feira em uma foto na imprensa britânica ao lado do marido, William, deixando de carro sua residência em Windsor.
O príncipe herdeiro foi à cerimônia na Abadia de Westminster por ocasião dos 75 anos da Commonwealth, à qual chegou sozinho, após acompanhar a princesa a outro destino desconhecido.
Ao chegar à cerimônia, William encontrou manifestantes anti-monarquia com cartazes dizendo “Abaixo à coroa”.
Durante o ato, esteve acompanhado de membros da monarquia, como a rainha Camilla e dois dos irmãos do rei, a princesa Anne e o príncipe Edward.
Em uma mensagem de vídeo gravada por ocasião deste aniversário da Commonwealth, organização que reúne 56 países que faziam parte majoritariamente do Império Britânico, o rei, que não pôde comparecer por estar convalescente de um câncer, afirmou que continuará servindo ao país “na medida das minhas possibilidades”.
*Com informações AFP