Regiões do Amazonas ainda estão sofrendo com os efeitos da estiagem prolongada e intensa de 2023: O lago de Balbina, que abastece a hidrelétrica, ainda está com nível muito baixo, o que está prejudicando a navegação na área e as atividades das comunidades próximas.
A hidrelétrica de Balbina é abastecida pelo Rio Uatumã, e o reservatório da usina está operando com apenas 11% de sua capacidade.
Veja imagens abaixo (Fotos de Jackson Salvaterra):
Leia mais:
Rio Negro volta à normalidade após maior seca dos últimos 121 anos
Operação policial apreende quatro motocicletas roubadas em Presidente Figueiredo
Com 4 mil habitantes, a comunidade Rumo Certo, no quilômetro 165 da BR-174 em Presidente Figueiredo, ao norte do Amazonas, está sofrendo os impactos: Os alunos da única escola da comunidade tiveram de voltar a estudar na modalidade remota, devido a dificuldade de atravessar o lago.
O percurso de quem precisa navegar no lago acaba sendo estendido devido ao baixo nível das águas. Por causa disso, as aulas voltaram ao modo remoto e professores têm ido até as casas dos alunos para entregar as atividades deles.
O setor de turismo também está sendo prejudicado: a atividade de pesca esportiva está comprometida devido ao nível do lago. Torneios de pesca, que impulsionam muito a atividade turística, não estão podendo ser realizados por causa da seca.
A situação está deixando as autoridades de Presidente Figueiredo em alerta: A Câmara municipal já se reuniu para discutir possíveis opções para a cidade.
*Com informações de Jackson Salvaterra