Nos primeiros 100 dias à frente do TCE-AM, a presidente conselheira Yara Amazônia Lins priorizou a transparência, a capacitação dos servidores e a modernização do controle externo.
“Este é um poderoso marco simbólico, utilizado como parâmetro para uma gestão dizer a que veio e nesse sentido, é possível dizer que temos motivos de sobra para comemorar, pois, nesses nossos cem dias de gestão muito fizemos, juntos e de mãos dadas, pelo bem deste tribunal e por consequência pelo bem dos cidadãos”, celebrou a conselheira-presidente.
As principais ações celebradas durante a 7ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno nesta terça-feira (12/3) foram relacionadas a Cidadania e Participação Social com o programa “Blitz” lançado para promover a participação ativa da sociedade no controle dos gastos públicos, com alto engajamento da população na denúncia de irregularidades.
Leia mais
Tribunal Pleno do TCE-AM terá 60 processos em julgamento nesta terça-feira (12/03)
Senado Federal votará PEC das Drogas nesta quarta (13)
Yara implementou ferramentas tecnológicas avançadas para aumentar a transparência e agilizar os processos de fiscalização, promovendo uma abordagem educativa para orientar os gestores públicos. O TCE-AM já recebeu reconhecimento nacional com certificações como o selo A3P do Ministério do Meio Ambiente, destacando-se pelo compromisso com a excelência e a sustentabilidade.
Investindo no aperfeiçoamento dos sistemas de fiscalização, a gestão de Yara fortaleceu a capacidade técnica do TCE-AM e promoveu iniciativas para combater desvios de função e garantir a ética na administração pública. Reformas administrativas foram realizadas para melhorar as condições de trabalho e climatização em todo o tribunal, além de humanizar o atendimento ao público.
Yara também criou a Ouvidoria da Mulher para garantir a representatividade e a igualdade de gênero dentro da instituição, promovendo políticas públicas efetivas para defender os direitos das mulheres.
*Com informações da Assessoria do TCE