O gerente de uma distribuidora de cosméticos em Curitiba (PR) foi demitido por justa causa após dar ração de cachorro de presente a funcionárias como presente pelo Dia Internacional das Mulheres. A decisão é do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) e foi publicada na última segunda, 11/3.
O ex-gerente entrou com uma ação pedindo o reconhecimento de vínculo empregatício, porque era contratado como pessoa jurídica, e a reversão da justa causa. O TRT-PR reconheceu o vínculo empregatício, de agosto de 2020 a fevereiro de 2021, bem como a demissão por justa causa aplicada pela empresa, e levou em conta a gravidade do fato.
De acordo com a decisão judicial, a Justiça considerou “o ato como insinuação de que [as funcionárias] fossem ‘cadelas'”.
Leia mais:
Comissão da Mulher na Câmara São Paulo é composta apenas por homens
Brasil registra recorde de feminicídios em 2023, diz estudo
Para provar a justa causa, a empresa apresentou um vídeo no qual o ex-gerente aparece entrando na empresa com um pacote de ração para cachorro. Segundo uma testemunha ouvida no processo, o homem ofereceu o pacote de ração como presente pelo Dia Internacional das Mulheres para pelo menos quatro funcionárias.
O caso tramitou na 17ª Vara do Trabalho de Curitiba, em 1ª Instância. O autor ainda tentou modificar a decisão por meio de recurso, julgado pela 2ª Turma, que acolheu o recurso da empresa e não teve que pagar férias proporcionais nem 13º salário proporcional.
*Com informações de Metrópoles