O Programa Mundial de Alimentos (PMA) informou que um comboio de ajuda humanitária chegou à Cidade de Gaza nesta terça-feira (12/03), o primeiro desde 20 de fevereiro, capaz de alimentar 25 mil pessoas.
Além disso, autoridades da ONU informaram que um navio de uma ONG humanitária saiu do Chipre em direção a Faixa de Gaza levando 200 toneladas de suprimentos. Embora tenham celebrado o apoio, elas reforçam que a medida “não substitui” a assistência por terra.
Leia também:
Durante o Oscar, artistas usam broche pelo cessar-fogo em Gaza
Cinco pessoas morrem e dez ficam feridas após serem atingidas por ajuda aérea, em Gaza
Segundo o porta-voz do Escritório da ONU para Assuntos Humanitários, Ocha, Jans Laerke, todo alimento e ajuda emergencial é extremamente necessária, mas não substitui o transporte terrestre, particularmente para o norte de Gaza.
A organização de caridade internacional World Central Kitchen anunciou que seu navio, Open Arms, estava a caminho de Gaza, localizada a aproximadamente 200 milhas náuticas de distância. Em uma publicação nas redes sociais, a entidade afirmou que “o povo do norte será alimentado”.
A ONG já trabalhou com equipes de ajuda da ONU em Rafah, no sul de Gaza, onde cerca de 1,5 milhão de pessoas buscaram abrigo em meio a bombardeios israelenses diários e combates nos últimos cinco meses, motivados por ataques terroristas liderados pelo Hamas em Israel, que deixaram cerca de 1,2 mil mortos e levaram cerca de 250 reféns.
*Com informações ONU News