Um brasileiro foi eleito deputado pelo Chega, partido de extrema-direita de Portugal, nas eleições deste domingo (10/3). O pleito no país europeu foi vencido pela Aliança Democrática, coligação formada pelos partidos de centro-direita.
Marcus Santos, de 45 anos, foi um dos parlamentares eleitos. A legenda partidária registrou um grande crescimento, saindo de 12 para 45 deputados.
Leia também:
Direita vence com pequena margem em Portugal; extrema direita tem aumento expressivo de votação
Com 99% das urnas apuradas, centro-direita lidera em Portugal
Segundo reportagem de 2023 do site Visão, de Portugal, Marcos é natural do Rio de Janeiro e ex-atleta de artes marciais mistas. Atualmente, ele é dono de uma escola do esporte. O texto afirma que ele deixou o Brasil aos 18 anos para morar nos Estados Unidos. Ele está em Portugal desde 2009 e tem esposa e um filho portugueses.
Na época da reportagem, ele disse que considerava que o partido e ele têm “valores” semelhantes, como “defesa da família, da pátria e da propriedade privada”. Ele disse também que há muitos brasileiros que militavam pelo Chega.
Partido anti-imigração
O programa eleitoral do Chega enumera medidas que podem dificultar a vida dos estrangeiros, incluindo implementar o conceito de “crime de residência ilegal em solo português” e revogar o acordo de mobilidade entre os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
A imigração irregular é tradicionalmente a principal porta de entrada da comunidade brasileira em Portugal, que ganhou mais de 100 mil novos residentes legais em 2023 graças à autorização de residência dos países lusófonos.
*Com informações UOL e Metrópoles e Folha de S. Paulo