Um grupo de criminosos, composto por estelionatários e falsificadores, desenvolveu um esquema para vender diplomas falsos de ensino superior e oferecer suporte online aos compradores. Eles prometem transformar pessoas com ensino médio em bacharéis em diversas áreas, fornecendo o diploma e toda a documentação necessária em apenas três dias.
As falsificações são feitas de forma a parecerem legítimas, com a suposta chancela do Ministério da Educação (MEC) e registros de universidades escolhidas pelos clientes, que são vítimas inocentes do esquema.
Leia também:
Golpe do iPhone: Família brasileira ajuda polícia a prender criminosa nos EUA
Homem é preso por aplicar golpe de R$ 63 mil em agência bancária de Manaus
A “Fábrica de Diplomas” promove cursos de graduação com oportunidades exclusivas de crescimento profissional, prometendo melhorar as perspectivas de carreira e realizar sonhos sem esforço.
Eles mencionam quatro grandes universidades fictícias no Brasil e afirmam que o processo de compra é simples e sem burocracia, fornecendo diplomas completos com estágio, conclusão de curso, certificado, monografia e defesa de TCC.
Os clientes são informados de que podem utilizar os falsos diplomas para tentar ingressar na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em conselhos de outras profissões.
Para iniciar o processo de confecção dos documentos falsos, é necessário pagar uma taxa de matrícula simbólica. O valor total da documentação é de R$ 2,6 mil, sendo o pagamento realizado através de Pix, com envio do comprovante por WhatsApp após a conclusão da transação.
Após a definição de todos os detalhes, o material é enviado pelos Correios.
fábrica de diplomas “forma” de advogado a engenheiro em 3 dias. Veja vídeo: pic.twitter.com/dKdjdDcVbX
— perrenguematogrosso (@perrenguemt) March 9, 2024
*Com informações Metrópoles