Na manhã desta quinta-feira (07/03), a Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciaram a 3ª fase da Operação Ás de Ouros, com o objetivo, mais uma vez, de prender o contraventor Bernardo Bello, agora no inquérito da morte do advogado Carlos Daniel Ferreira Dias, em maio de 2022, em Niterói. Este é o 5º mandado de prisão contra o bicheiro.
Entre os mandados de busca está a ‘Casa de Vidro’. O imóvel fica em um condomínio de luxo e possui fachada toda espelhada e à prova de balas. A mansão, no entanto, estaria sendo moradia do jogador do Flamengo Erick Pulgar, que firmou contrato de aluguel reconhecido em cartório. A informação é do G1.
A locatária Tamara Garcia, ex-esposa de Bernardo Bello, teria feito a exigência para que o jogador pagasse o valor de R$ 70 mil por mês em espécie pelo imóvel.
Além disso, a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro querem saber o motivo da exigência de o pagamento do aluguel ser em dinheiro. O nome de Tamara consta no Registro Geral de Imóveis e não há no contrato de locação, assinado por ela, nenhuma exigência para o pagamento ser feito em dinheiro. O estafe do jogador do flamengo tinha conhecimento da origem do imóvel, mas não viu impeditivo para alugá-lo. Pulgar não é alvo da operação.
Leia mais:
VÍDEOS: Garimpos ilegais são destruídos durante operação, no sul do AM
Entregador é baleado no RJ por cliente que se recusou a buscar pedido na portaria
Cumprimento de mandatos
Agentes saíram para cumprir, no total, 8 mandados de prisão, mas 5 alvos já estavam encarcerados. Todos são acusados de envolvimento no atentado a Carlos Daniel. Os 8 já haviam sido indiciados e denunciados pelo homicídio e agora responderão pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Os mandados, expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Capital, eram cumpridos em São João de Meriti e em Nova Iguaçu e, no Rio, na Penha Circular, na Freguesia e na Barra da Tijuca.
A 1ª fase da Operação Ás de Ouros foi em julho de 2022, e a 2ª, um ano depois. A etapa desta quinta-feira é coordenada pelo Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCor-LD) da Polícia Civil e pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ). As investigações tiveram apoio do recém-criado Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra) e do Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA).
Quem é Bernardo Bello?
Bernardo Bello Pimentel Barboza é apontado como um dos chefes do jogo do bicho no Rio de Janeiro. O posto foi assumido após romper com a mulher e com toda a família dela, o clã Garcia, em uma ascensão marcada a sangue, de acordo com as investigações.
Bello responde a 4 tipos de crimes em diferentes processos: A morte de Alcebíades Paes Garcia, o Bid, tio da ex-mulher, Tamara, A morte do advogado Carlos Daniel Dias André, Lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.