Manifestantes derrubaram hoje, quarta-feira (06/03), uma das portas do Palácio Nacional, sede do governo mexicano, usando uma caminhonete durante um protesto. Em um dos vídeos gravados no momento exato, é possível ver uma caminhonete dando ré e atingindo a porta várias vezes.
Homens encapuzados entraram pelo acesso derrubado e foram contidos por tropas de choque logo em seguida, informaram os veículos da imprensa local. Dezenas de pessoas participavam de um protesto por conta da tragédia de Ayotzinapa, em que 43 alunos desapareceram de uma escola rural. O caso ocorreu em 2014 na cidade de Iguala, uma das mais violentas, e os manifestantes cobravam o governo por esclarecimentos.
Leia mais:
VÍDEO: ajuda humanitária enviada do Brasil fica presa em depósito
República Dominicana reforça segurança na fronteira com Haiti
Maduro é acusado de “ignorar” direitos dos venezuelanos
Uma conferência de imprensa com o presidente Andrés Manuel López Obrador ocorria no mesmo local. “É um movimento contra nós, um plano de provocação muito claro”, disse o López aos jornalistas sobre o episódio.
Os manifestantes exigiam que fossem recebidos pelo presidente.
“Gostariam que respondêssemos com violência, não vamos fazer isso, não somos repressores. A porta será consertada e não há problema”, afirmou o chefe de Estado.
Veja o vídeo:
Urgente. Um grupo de jovens manifestantes fartos das promessas não cumpridas do governo acaba de arrombar uma das portas do Palácio Nacional do México. O presidente López Obrador está lá dentro. O amor do povo por ele é lindo não? pic.twitter.com/A6yc2vxu6k
— Fala, Will (@lavemowill) March 6, 2024