A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta (06/3), revela que o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 51% dos brasileiros. Isso representa uma queda de três pontos percentuais em relação ao levantamento de dezembro, quando o petista contava com 54% de aprovação.
No entanto, em fevereiro, 46% dos entrevistados desaprovam o trabalho de Lula, um aumento de três pontos percentuais desde dezembro, quando o índice era de 43%. O percentual de pessoas que não sabem ou não responderam permanece em 3%.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas presencialmente entre os dias 25 e 27 de fevereiro, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.
Quanto à avaliação do governo de Lula, 34% dos entrevistados o consideram negativo, representando um aumento de cinco pontos percentuais desde dezembro de 2023, quando o índice era de 29%. Por outro lado, 35% avaliam o governo como positivo, uma leve queda em relação aos 36% registrados em dezembro. O percentual de pessoas que não sabem ou não responderam permanece em 3%.
Leia mais:
STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Deputada Débora Menezes propõe plano de enfrentamento ao tráfico infantil no Amazonas
A pesquisa também revela que a região Nordeste apresenta a melhor avaliação do governo, com 68% de aprovação, enquanto a região Sul possui a pior, com 40%. O Centro-Oeste/Norte tem 50% de aprovação, e o Sudeste, 44%.
Entre as mulheres, a aprovação do trabalho de Lula caiu de 55% para 51%, e houve uma queda semelhante na avaliação entre o público masculino, indo de 52% para 51%.
Quanto à faixa salarial, o trabalho de Lula é mais aprovado por aqueles que ganham até dois salários mínimos, com 61% de aprovação. No entanto, é desaprovado por 51% daqueles que ganham entre dois e cinco salários mínimos e por 54% dos que recebem mais de cinco salários mínimos.
*Com informações da CNN Brasil