O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta quarta-feira (6/3), o presidente da Espanha, Pedro Sánchez. No encontro, que acontecerá no Palácio do Planalto, estará em pauta, entre outros assuntos, a guerra entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza. Vale destacar que Pedro Sánchez é um dos poucos líderes de países europeus que criticam a atuação israelense na Palestina.
Desde que o conflito começou, o espanhol tem se posicionado contra Israel apesar de reconhecer que a ação do Hamas em 7 de outubro do ano passado foi um ataque terrorista (na ocasião, militares e civis foram mortos ou sequestrados). A Espanha é um país historicamente próximo ao mundo árabe.
Leia também:
Em abertura de conferência cultural, Lula posa com bandeira da Palestina
Lula envia ao Congresso projeto com novas regras para motoristas de apps
Um mês depois, Pedro Sánchez disse que condenar os ataques do Hamas e o “massacre indiscriminado de palestinos” em Gaza, “não é uma questão de partidos políticos nem de ideologia, é uma questão de humanidade”.
Será a segunda reunião entre eles em menos de um ano. Em abril do ano passado, Lula participou de um fórum de investimentos em Madri. O presidente brasileiro foi recebido pelo líder espanhol. Na ocasião, Lula defendeu o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, assunto que voltará ao debate nesta quarta.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Brasil e Espanha “compartilham valores fundamentais, entre os quais a defesa da democracia, a promoção da igualdade racial, o fomento de políticas de inclusão social, bem como o compromisso com o desenvolvimento sustentável”.
Além de Lula, Pedro Sánchez também deve se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante a tarde desta quarta.
*Com informações Metrópoles e Itatiaia