A pré-candidata à presidência dos Estados Unidos, Nikki Haley venceu as primárias do Partido Republicano no Distrito de Columbia, neste domingo (3/3). Essa foi a primeira vitória da política no processo de indicação às eleições de 2024. Ao todo, ela contabilizou 62,9% dos votos, contra 33,2% obtidos pelo único oponente, o ex-presidente Donald Trump.
O pleito presidencial em Washington está marcado para o dia 5 de novembro. Antes de anunciarem os concorrentes, contudo, os partidos Democrata e Republicano fazem uma eleição interna para selecionar os nomes que serão indicados como candidatos.
Leia mais:
Donald Trump apresenta coleção de tênis em evento nos Estados Unidos
Apesar da vitória, Haley ainda enfrenta dificuldades na disputa com Trump. Isso porque o ex-presidente venceu as primeiras oito primárias dos republicanos por margens significativas. Pesquisas de opinião indicam que Trump deve vencer quase todas as disputas de indicação no futuro, aproximando-se da indicação ao pleito presidencial.
A próxima primária do Partido Republicano acontece na terça-feira (5/3), conhecida como Super Terça, quando 15 estados irão votar. O mesmo irá ocorrer com o Partido Democrata, no qual sedia a disputa entre o presidente Joe Biden, atual favorito da sigla, o deputado Dean Phillips de Minnesota e a autora Marianne Williamson.
Com as indicações de Trump e Biden quase dadas como certas, o cenário resultaria em uma revanche dos políticos nas urnas. O republicano, no entanto, pode ficar de fora da disputa pela Casa Branca, já que foi considerado inelegível nas primárias republicanas em Colorado e Maine devido a acusações criminais. Os casos ainda serão levados à Suprema Corte.
*Com informações Metrópoles e SBT News