A executiva nacional do União Brasil elegeu por unanimidade, nesta quinta-feira (29/2), o advogado Antônio de Rueda como novo presidente da legenda. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, foi escolhido vice-presidente.
A eleição aconteceu após um embate pela sucessão com o atual dirigente do União, Luciano Bivar. Pela manhã, Bivar tentou cancelar a votação com o argumento de que “a convenção estava coberta de vícios” – o que, segundo ele, poderia gerar risco de judicialização.
Integrantes do União Brasil, no entanto, conseguiram derrubar a decisão do atual presidente do partido. A votação aconteceu na tarde desta quinta na sede do partido, em Brasília. A chapa de Rueda venceu por 30 votos a zero.
Leia mais:
Roberto Cidade assume presidência do União Brasil-Manaus em 6 março
Convenção do União Brasil oficializa Wilson Lima presidente do diretório no Amazonas
“É um dia de muita alegria para o partido. Nosso projeto, a partir de agora, está mais fortalecido do que nunca”, afirmou Rueda.
Em nota, o União afirmou que “as eleições para a executiva nacional seguiram rigorosamente as diretrizes do estatuto do partido”.
Isolado e sem contar com apoio de outros dirigentes, Bivar não participou da convenção nacional que formalizou Rueda na sucessão até 2028.
A posse do novo presidente está prevista para o início de junho. Bivar prometeu contestar o resultado na justiça.
Um dos maiores partidos do país, resultado da fusão entre PSL e DEM, o União Brasil conta com uma bancada de 59 deputados federais, 7 senadores e atualmente ocupa três ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional.