Everton Diego Costa Lamego, de 31 anos, e Ewerton Costa dos Santos, de 35 anos, foram presos por roubo praticado a produtores rurais das comunidades Novo Remanso e Engenho, localizado no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A ação policial foi concluída pela Delegacia Especializada de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), com o apoio 19ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
De acordo com o delegado Thomaz Vasconcelos Dias, titular da unidade especializada, as diligências iniciaram após o recebimento de diversas ocorrências de roubo realizadas contra os produtores rurais. Os agricultores se deslocavam para Manaus para realizar o comércio da sua produção, e no caminho de volta eram alvo dos criminosos.
“Durante as investigações, constatamos que os criminosos recebiam informações privilegiadas, onde alguém passava o dia e horário em que as vítimas saíam da feira da Manaus Moderna, local em que realizavam seu comércio, para que a dupla planejasse o roubo. Vale ressaltar que há aproximadamente nove Boletins de Ocorrência (BOs) registrados contra eles, com esse mesmo modus operandis”, disse.
Leia mais:
“Neguinho” é preso por tráfico de drogas em Manicoré, no Amazonas
Funcionários de limpeza pública encontram feto em cemitério de Manaus
Ainda conforme o delegado, os roubos ocorriam momentos após as vítimas receberem os pagamentos, durante o percurso de volta para Itacoatiara. Elas eram abordadas por dois indivíduos armados em uma motocicleta, que levavam o dinheiro do seu faturamento.
“Tivemos uma ocorrência no dia 2 de fevereiro deste ano, onde os autores foram devidamente reconhecidos. Com isso, passamos a monitorar os movimentos deles, e na terça-feira (27/02), enquanto estávamos no encalço deles, na avenida Álvaro Maia, percebemos que eles estavam se preparando para cometer novamente o crime. Na ocasião, uma guarnição da 19ª Cicom estava passando pelo local e pedimos apoio para que fosse feita a abordagem a eles”, relatou.
Segundo o delegado, as investigações irão continuar a fim de descobrir a participação de outros envolvidos neste crime.
O major Rodrigo, comandante da 19ª Cicom, contou que, no momento da abordagem, a guarnição apreendeu a motocicleta e uma arma calibre 32, que seria utilizada na empreitada criminosa.
“Estávamos próximo ao local que o crime iria cometer e, assim que fomos acionados, de pronto nos deslocamos para prestar apoio à equipe da DERFD. Conduzimos os dois à unidade especializada, onde eles passaram por todos os procedimentos cabíveis”, disse.
Procedimentos
Everton Diego foi flagranteado por porte ilegal de arma de fogo e Ewerton Costa foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva por roubo e associação criminosa e ficarão à disposição do Poder Judiciário