O Brasil enfrenta um aumento alarmante nos casos de dengue, superando a marca de 1 milhão de casos (prováveis e confirmados). De acordo com os dados mais recentes do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, divulgados nesta quinta-feira (29/02), o país registrou 1.017.278 casos nas primeiras oito semanas deste ano.
Até agora, desde janeiro, foram confirmadas 214 mortes, enquanto 687 estão atualmente em investigação. No mesmo período de 2023, houve 149 óbitos registrados entre as semanas 01 e 08.
Leia mais:
Faixa etária de 20 a 39 é a mais acometida pela dengue no AM, diz secretário de Saúde
Careiro da Várzea é 1º município do AM a iniciar vacinação contra dengue
De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, o início precoce de alta de casos, que ainda estão em ascensão, chamou atenção no comportamento da dengue neste ano.
“Nesse 1 milhão de casos nós temos uma imprevisibilidade da dengue. Tem anos que a temporada começa mais cedo e acalma mais cedo. Tem anos que a temporada vai num platô. Tem anos que você tem um pico muito grande, mas de curta duração”, analisa Kfouri.
Com o aumento significativo de casos, seis estados brasileiros (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) juntamente com o Distrito Federal declararam estado de emergência em saúde pública devido à propagação da dengue. Em resposta a essa situação, o Ministério da Saúde anunciou a implementação de um “Dia D” de mobilização nacional contra a dengue, marcado para o próximo sábado, 2 de março.