José Dirceu está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele deu entrada na instituição no domingo (25/02), com pneumonia. De acordo com boletim médico, ele se encontra estável e não há previsão de alta. Dirceu está sob os cuidados de Roberto Khalil Filho, diretor geral do Centro de Cardiologia do hospital.
A informação foi confirmada pelo filho, Zeca Dirceu, em uma publicação no X (antigo Twitter).
Estado saúde @ZeDirceu_ !
Meu pai foi internado domingo no hospital Sírio Libanês em Sp para tratar uma pneumonia, tenho falado com ele todos dias, está cada dia melhor e logo estará em casa.
Agradeço a todos que mandaram mensagens de apoio e preocupação. pic.twitter.com/qWVuWaXiZj
— Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) February 28, 2024
Leia mais:
Deputado Gustavo Gayer é intimado pelo STF em investigação sobre racismo
Lula admite que ato de Bolsonaro foi “grande”, mas diz que foi “em defesa do golpe”
José Dirceu de Oliveira e Silva foi deputado estadual e federal pelo estado de São Paulo e ministro-chefe da Casa Civil durante o primeiro governo Lula. Em 2005, deixou o cargo, acusado por Roberto Jefferson de ser mentor do escândalo do Mensalão.
Em 2012, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de corrupção ativa. Foi preso em 2013 e, quase um ano depois, liberado para cumprir prisão domiciliar. Em 2015, voltou a ser preso pela participação em esquema conhecido como Petrolão.
Em 2016 e 2017, foi condenado pela Operação Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro. A pena, que seria de 8 anos e 10 meses, foi reduzida a 4 anos e 7 meses, em regime semiaberto.
Após passar um mês preso no Complexo Penitenciário da Papuda, foi solto em 27 de junho de 2018. Em 17 de maio de 2019, Dirceu foi preso pela quarta vez, mas foi solto novamente em 2019.