Nesta sexta, 23/2, faleceu Wilson Fittipaldi Jr, pioneiro no automobilismo brasileiro e ex-piloto da Fórmula 1. Ele tinha 80 anos e estava internado desde dezembro em hospital de São Paulo.
Em 25 de dezembro último, o ex-piloto engasgou com um pedaço de carne durante o almoço de Natal. O engasgo e a falta de oxigênio levaram a uma parada cardíaca. Wilson foi encaminhado à unidade da Prevent Senior no Itaim, bairro da capital paulista, e reanimado no pronto-socorro do hospital.
A data era também o dia do seu aniversário.
Ele chegou a ser retirado da sedação em 8 de janeiro, mas nos últimos dias seu quadro apresentou piora e ele veio a falecer.
Leia mais:
Morre o empresário Abilio Diniz, aos 87 anos
Morre o irmão mais novo de Snoop Dogg, aos 44 anos
“Wilsinho” era irmão mais velho do também ex-piloto e campeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, e filho de Wilson Fittipaldi, ex-radialista que ficou conhecido como ‘Barão’.
Ele começou na Fórmula Vee, no final da década de 1960. Depois, passou pela Fórmula 2 europeia antes de chegar à principal categoria do esporte.
Correu na Fórmula 1 em 1972, 1973 e 1975. Participou ao todo de 38 GPs, mas sem conseguir vencer nenhuma prova. Ele então veio a fundar com Emerson a escuderia Copersucar-Fittipaldi em 1975 — a única brasileira a participar da F1. Wilson foi um dos criadores do carro e o pilotou durante o ano de estreia. A equipe perdurou até o inícios dos anos 1980.
Wilson Fittipaldi Jr. tinha Parkinson, foi diagnosticado com a doença em 2012. Também havia passado por cirurgias nos últimos anos.
*Com informações de UOL