Na tarde desta quarta, 21/2, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) postou no X, ex-Twitter, um balanço sobre a sua reunião pela manhã com o secretário de estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken. Segundo Lula, entre os temas pautados na reunião estiveram a questão da paz, tanto na Ucrânia quanto na Faixa de Gaza.
Veja abaixo:
Recebi o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken. Conversamos sobre o @g20org, a iniciativa pela melhoria da condição dos trabalhadores que lançamos com o presidente Biden, a proteção do meio ambiente, a transição energética, a ampliação dos laços de investimento… pic.twitter.com/SXwSKaCwPt
— Lula (@LulaOficial) February 21, 2024
Em anúncio feito após a reunião, a Comunicação Governamental da Presidência da República informou: “O secretário [Blinken] agradeceu a atuação do Brasil pelo diálogo entre Venezuela e a Guiana. O presidente Lula reafirmou seu desejo pela paz e fim dos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Ambos concordaram com a necessidade de criação de um Estado Palestino”.
Leia mais:
Oposição vai protocolar pedido de impeachment com duros ataques a Lula
Alberto Neto é o único deputado do Amazonas que assinou pedido de impeachment de Lula
A reunião com Blinken aconteceu três dias após a fala polêmica de Lula, na qual ele comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio dos judeus pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.
Ao sair da reunião, o secretário americano declarou:
“Foi uma reunião muito boa. Estou grato ao presidente pelo seu tempo. Nós e o Brasil estamos fazendo tantas coisas importantes juntos, estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, globalmente. É uma parceria importante e somos gratos pela amizade”.
O secretário também parabenizou o Brasil pela aprovação da reforma tributária e pela recuperação de políticas sociais e de responsabilidade fiscal, e afirmou que está aberto a aprofundar os vínculos econômicos e comerciais entre as duas nações.
Com informações de Metrópoles.