O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Antony Blinken, chegou às 9h para o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (21/2), no Palácio do Planalto. A conversa durou cerca de 1 hora e 50 minutos.
Além disso, o representante dos Estados Unidos pontuou que os dois países fazem trabalhos importantes juntos e ressaltou a relação “bilateral, regional e global” dessas ações.
Saiba mais:
No Senado, Pacheco repudia fala de Lula sobre Israel: “Fundamental que haja retratação”
Blinken diz que Israel não deve “perder a humanidade”
Questionado se havia tratado do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas na Faixa de Gaza durante a conversa com Lula, o secretário não respondeu. O encontro se deu no momento em que a tensão entre Brasil e Israel aumentou e 1 dia depois de o porta-voz do
Secretário do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse que o país discorda da comparação feita por Lula sobre a ação israelense na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler na Alemanha nazista. Blinken chegou ao Planalto às 9h e foi conduzido ao gabinete presidencial. Na sala, há uma imagem de Jesus Cristo crucificado.
O secretário norte-americano está no Brasil para participar da reunião de chanceleres do G20 mais a União Europeia e a União Africana. O evento começa nesta quarta feira, no Rio, e termina na 5ª feira (22/02).
*Com informações Metrópoles e CNN