Na sessão plenária desta segunda, 19/2, na Câmara Municipal de Manaus, foram aprovados três requerimentos diferentes de moção de repúdio contra a fala do presidente Lula (PT), dita no final de semana, na qual ele comparou as mortes de civis na Faixa de Gaza pelas forças de Israel com o extermínio de judeus pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.
As moções de repúdio foram propostas pelos vereadores Raiff Matos (Democratas), Marcel Alexandre (Avante) e Capitão Carpê (Republicanos).
Leia mais:
Lula não vai pedir desculpas por comparar ataques de Israel em Gaza com atos de Hitler, diz Amorim
Lula compara ataques de Israel em Gaza com atos de Hitler e Netanyahu reage
Até mesmo o vereador Sassá da Construção Civil (PT) criticou a fala de Lula. Em seu pronunciamento, Sassá afirmou:
“Embora Israel tenha matado pessoas inocentes, eles foram atacados e terrorista tem que ser caçado, sim. Tenho certeza que o estado de Israel não quer matar inocentes. Sou do partido do presidente Lula, mas aqui não tem essa de passar a mão na cabeça. Muitos colegas ficavam quietos quando o presidente passado falava besteira, comigo não.
Acho sim que o Lula tem que pedir desculpas, pelo que falou. Como ele é uma pessoa humilde, deve acabar reconhecendo que errou. Não foi o Brasil que falou aquilo, foi a fala de uma pessoa. O partido não pode ser culpado. Se meu presidente acertar, vou falar aqui. Se errar, tenho que falar também”.
Em ato formal, o governo de Israel declarou o presidente do Brasil como “persona non grata” até que ele se desculpe pelas declarações.