Antônio Railson da Silva, 28, Francisco Sombra Laurentino da Silva, 49, conhecido como “Branco”, e Noé Lorentino da Silva, 24, foram presos neste domingo (18/02), por tráfico de drogas e associação criminosa. A operação Brycon foi deflagrada pela Polícia Civil em conjunto com 63ª Delegacia de Polícia.
Durante a ação, foi apreendida uma plantação de maconha avaliada em R$ 300 mil. A operação ocorreu na Floresta Nacional do Purus, em Pauini (a 1612 km de Manaus), interior do Amazonas
Veja mais:
Suposto ladrão morre eletrocutado enquanto tentava furtar fiação elétrica, em Manaus
BBB 24: Deniziane, Fernanda e Matteus estão no paredão
A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Segundo policiais civis lotados na 63ª DIP, a operação foi deflagrada visando combater o tráfico de drogas e os crimes relacionados, em regiões de difícil acesso no sul do Amazonas. As áreas estavam sendo investigadas desde 2021, pois eram responsáveis por plantio e distribuição de maconha para as regiões de Boca do Acre, Lábrea (a 1.028 e 702 quilômetros de Manaus, respectivamente) e Pauini.
Com o apoio da PMAM, Funai e ICMBio, a equipe policial da 63ª DIP conseguiu identificar que as plantações estariam localizadas em três comunidades rurais em áreas de reserva extrativista. Durante as diligências, foram apreendidos 1,8 mil pés de maconha, 66 quilos de pasta-base do tipo maconha, um rifle e cartuchos de munições.
A apreensão gerou um prejuízo estimado em cerca de R$ 300 mil ao narcotráfico.