Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi um rompimento de cabos que causou a queda de internet e de serviços de telefonia em Manaus neste sábado, 17/2. Os problemas de internet começaram a ser reportados por usuários na manhã de hoje e persistiram até a tarde.
A Anatel informou em comunicado que o problema foi ocasionado pelo duplo rompimento de cabos que ligam Manaus a Porto Velho, por volta de meio-dia.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Jesaias Arruda, disse:
“Nós não tivemos um apagão total, mas tivemos indisponibilidade das três operadoras e a Claro foi a única trabalhando no momento, o que ocasionou uma sobrecarga em cima do serviço dela em alguns momentos gerando instabilidade também”.
Leia mais:
Apagão de internet afeta Manaus neste sábado (17/2)
BBB 24: Davi tenta beijar Isabelle e cena gera repercussão na internet; veja
Além de problemas no acesso à internet, a queda de serviços dificultou pagamentos via Pix ou crédito em vários estabelecimentos da cidade.
Em nota, a Claro disse que os serviços da operadora estão funcionando normalmente na capital.
Já a TIM disse que alguns clientes da companhia na capital podem estar enfrentando dificuldades em trafegar dados móveis e utilizar a internet, devido a falhas. Porém, técnicos da empresa ainda estão atuando para restabelecer os serviços na região o quanto antes.
Por fim, a Vivo informou que os serviços em Manaus já estão normalizados.
*Com informações de G1.