O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta sexta-feira (16/2), que o opositor do líder russo Alexei Navalny foi “morto” por Vladimir Putin. Segundo o ucraniano, Putin “não se importa com quem morre, desde que mantenha sua posição”.
“Acabo de se saber que Alexei Navalny morreu em uma prisão russa. Obviamente, ele foi morto por Putin, como milhares de outros que foram torturados por causa desta criatura. Putin não se importa com quem morre, desde que ele mantenha sua posição”, declarou Zelensky.
O presidente ucraniano está na Alemanha para participar da Conferência de Segurança de Munique, evento que contará com a presença de diversos líderes mundiais, chefes militares e diplomatas. Ele foi recebido pelo chanceler alemão Olaf Scholz.
Leia mais:
Biden disse que Putin é responsável pela morte de Alexei Navalny
Alexei Navalny, principal opositor de Putin, morre na prisão
Presidente da UE disse que a morte de Navalny é “lembrete sombrio”
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse estar “profundamente pertubada e entristecida” com a morte de Alexei Navalny, conhecido por ser o principal opositor do governo do líder russo, Vladimir Putin.
“Vamos unir-nos na nossa luta para salvaguardar a liberdade e a segurança daqueles que se atrevem a enfrentar a autocracia”, escreveu a presidente da Comissão Europeia.
Deeply disturbed and saddened by news of the death of Alexei Navalny.
Putin fears nothing more than dissent from his own people.
A grim reminder of what Putin and his regime are all about.
Let's unite in our fight to safeguard the freedom and safety of those who dare to… pic.twitter.com/YoIbS7XbdX
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) February 16, 2024
O chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, também lamentou a morte e prestou condolências à família e aos entes queridos. Ele afirmou que a “Rússia tem questões sérias a responder”.
Stoltenberg relatou estar “triste e preocupado” com as notícias e ainda destacou que Navalny tinha sido uma voz forte em defesa da liberdade e da democracia na Rússia. “A Otan e os aliados há muito pediam a sua libertação”, finalizou.
Saddened & concerned by the reports of Alexei Navalny's death. Russia has serious questions to answer. Navalny has been a strong voice for freedom & democracy; NATO & Allies had long called for his release. My thoughts are with his family & loved ones.
— Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) February 16, 2024