A OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT, acaba de anunciar uma nova inteligência artificial (IA) capaz de criar vídeos realistas a partir de comandos textuais. Batizada de Sora, a ferramenta ainda está em fase de testes, mas já pode gerar cenas de até 60 segundos. Por enquanto, apenas usuários e artistas visuais selecionados têm acesso à IA — e eles serão responsáveis por indicar possíveis falhas e sugerir melhorias à plataforma. A OpenAI não informou quando a novidade deve chegar ao público geral. A seguir, mais sobre a Sora, a nova IA que cria imagens da empresa do ChatGPT.
Em tuíte publicado na tarde desta quinta-feira (15), a OpenAI anunciou o Sora, a nova inteligência artificial que cria vídeos a partir de textos. O software pode gerar cenas de até 60 segundos e, por enquanto, está sendo testado por “Red teamers”, ou seja, “especialistas em áreas como desinformação, conteúdo de ódio e preconceito”, segundo a plataforma. Além deles, a empresa divulgou que também concedeu acesso a artistas visuais, cineastas e designers. Ainda não há previsão de quando a tecnologia estará disponível para o público geral.
Leia também:
Google lança Bard, concorrente do ChatGPT, em 50 países incluindo o Brasil
Bill Gates afirma que Inteligência Artificial mudará nossas vidas em 5 anos
Já existem outras IAs que criam vídeos a partir de inteligência artificial, mas a maioria apenas gera cenas curtas ou apresenta alucinações e defeitos graves. A expectativa é que a nova ferramenta da OpenAI seja superior às concorrentes e suba o patamar dos vídeos feitos com inteligência artificial, mas a empresa adverte que o software também tem falhas.
“Uma pessoa pode dar uma mordida em um biscoito, mas depois o biscoito pode não ter marca de mordida”, diz o anúncio.
Espera-se também que uma fração desses erros seja resolvida quando o público geral tiver acesso ao Sora.Além do cuidado técnico, a OpenAI não quer que a ferramenta faça vídeos com elementos preconceituosos ou de desinformação e, por isso, recrutou os Red teamers. Esse esforço é necessário porque, como toda IA generativa, o Sora irá criar seus conteúdos sendo alimentado por vídeos e imagens pré-existentes na Internet, que podem carregar sentidos maliciosos e, assim, podem “infectar” o software.
Vocês viram isso??? 🤯
A OpenAI lançou o Sora, capaz de transformar texto em vídeos ultra realistas! 💬 🎥
Uma revolução para criativos e cineastas!
Abaixo os prompts (traduzidos pelo ChatGPT) usados para a criação dos vídeos 👇🏼
"Uma mulher elegante caminha por uma rua de… pic.twitter.com/EM50ajtL4P
— Henrique Esteter (@Economesteter) February 16, 2024
*Com informações do UOL