Um brasileiro, de 42 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (15/02), suspeito de liderar um roubo milionário em Ciudad del Este, no Paraguai . O crime ocorreu no dia 3 de fevereiro, segundo os investigadores, pelo menos 20 milhões de dólares foram levados pelos bandidos do cofre da Associação dos Cambistas.
Identificado como Fabio Dornaldo de Moraes Schultz, também conhecido como “Gordinho” foi preso pela Polícia Nacional Paraguaia no distrito de Capitán Bado, na fronteira do país com a cidade de Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul. Ele estava em uma área florestal quando foi localizado pelas forças paraguaias.
Segundo apurado pelos investigadores à frente do caso, ele teria planejado e coordenado o roubo à Associação dos Trabalhadores de Câmbio do Paraguai, e teria passado um ano escavando o túnel de 190 metros de extensão e 70 centímetros de diâmetro com seus comparsas que permitiu o acesso ao cofre, Gordinho pertence ao grupo criminoso brasileiro Primeiro Comando da Capital (PCC).
Leia também:
Cirurgião de 56 anos morre ao tentar atravessar rio que liga o Uruguai à Argentina
PF prende em Foz do Iguaçu um dos maiores narcotraficantes do Uruguai
Os criminosos cavaram um túnel que ligava um local comercial alugado pelos próprios, até a sala de cofres da associação, onde trabalhadores mantinham o dinheiro. Para abrir o túnel, os ladrões utilizaram mantas acústicas que controlavam o barulho das obras no subterrâneo. Também foram usados equipamentos de perfuração, sensores de movimento, macacos hidráulicos e explosivos.
Cerca de R$ 80 milhões foram levados dos cofres, a ppolicia trabalha agora para descobrir informações sobre o restante do montante roubado e sobre o paradeiro dos comparsas.
*Com informações do UOL e O Globo