Sharon Johnson, uma mulher que mora no estado norte-americano do Utah, despertou polêmica online quando divulgou um vídeo de TikTok no qual falou sobre as suas regras para manter a casa funcionando e seus cuidados com os filhos. Sharon é mãe de seis crianças, e no vídeo ela afirma que eles só tomam dois banhos por semana, às quartas e domingos.
Ela afirmou:
“Os banhos são às quartas e aos domingos. Se você precisar de um banho no meio tempo, claro, tudo bem, mas, caso contrário, assim já é bom o suficiente”.
O clipe dela no TikTok teve mais de 8 milhões de visualizações e 11 mil comentários, muitos com críticas ou piadas. “Se alguém me dissesse que eu só poderia tomar banho duas vezes por semana… Nem sei”, comentou uma pessoa. “Todo mundo precisa de um banho diário. Por que isso é tão difícil de entender?”, disse outra. “Com que frequência eles podem escovar os dentes? Uma vez por semana???” brincou um pai.
Leia mais:
Entenda o que é a Varíola do Alasca, doença que matou uma pessoa nos EUA
Vídeo: Homem é obrigado a comer sabão em pó após ser pego furtando produto de limpeza
Sharon depois postou outro vídeo, no qual comentou as críticas que recebeu. Nele, ela afirma:
“É algo muito cultural e tem muito a ver com a forma como você foi criado. Se você mora no Sul, que é quente, pode ter que tomar banho todos os dias, e se nunca esteve em Utah ou no Oeste, não tem noção de como o clima afeta a pele. Vivemos em um clima incrivelmente seco e todos os meus filhos têm a pele muito sensível. Se eles tomassem banho todos os dias, a pele ficaria incrivelmente ferida”.
O que dizem os especialistas?
Uma pesquisa de 2021 com mais de 5.700 adultos nos EUA constatou que mais de 60% dos entrevistados disseram que tomavam banho pelo menos uma vez por dia. No entanto, os dermatologistas dizem que muitas pessoas não precisam, e podem não querer, tomar banho com tanta frequência.
Para pessoas que suam muito, ou que possuem pele ou cabelos oleosos, é recomendado tomar banho diariamente para combater o excesso de oleosidade, que pode entupir poros e provocar até erupções cutâneas. Pessoas com caspas também devem se lavar regularmente.
Para muitos outros, seria melhor tomar banho com menos frequência — ou, pelo menos, tomar cuidado com a forma de tomar banho. Pessoas com pelo muito seca ou com eczema podem tomar banho em dias alternados, segundo os especialistas. Ou tomar banhos curtos, aplicando sabonete apenas nas partes que mais precisam: axilas, virilhas, mãos, pés e partes do corpo que estão visivelmente sujos.
Com informações de O Globo e Revista Crescer.