Na manhã desta quinta-feira (15/02), um foguete da SpaceX decolou para uma missão privada: levar o módulo de pouso Nova-C, da Intuitive Machines, para a Lua. A Nasa ajudou na operação, que está programada para durar uma semana. O módulo de pouso lunar, chamado de Odysseus, saiu com o famoso Falcon 9, foguete de 25 andares da SpaceX, empresa de Elon Musk.
O objetivo da missão é pousar na cratera Malapert A, próxima do polo sul da Lua, no dia 22 de fevereiro.
Leia também:
VÍDEO: EUA lançam foguete com 265 cápsulas de restos humanos
Empresa de Jeff Bezos lança novo foguete ao espaço após acidente em 2022
Caso seja bem sucedida, essa será a primeira descida controlada à superfície lunar por uma nave estadunidense em 52 anos, depois da última missão lunar tripulada em 1972.
A partir do pouso, a Odysseus vai utilizar seis instrumentos da Nasa e mais seis cargas comerciais para testes de produtos e um conjunto de câmeras para registrar o pouco em si.
Os equipamentos serão responsáveis por estudar o ambiente e partículas carregadas na superfície lunar, além de testar tecnologias de câmeras e navegação.
Há também um sensor que vai utilizar ondas de rádio para determinar com precisão quanto propelente criogênico dura em um tanque no ambiente sem gravidade, que será útil para missões futuras.
*Com informações CNN