Já tradicional no calendário alternativo da folia manauara, o bloco Cauxi Eletrizado chegou a sua 12ª edição na noite da segunda-feira (12/02). Este ano, o evento levou os foliões para brincar ao som de frevo e marchinhas no Sesi Clube do Trabalhador, bairro Coroado, zona Leste de Manaus.
Formada por integrantes das bandas Alaídenegão, Cabocrioulo e Tucumanus, a banda Cauxi Eletrizado surgiu junto com o bloco, em 2012, com referência a memória dos antigos blocos de Carnaval, com repertório de marchinhas tradicionais, frevos e releituras de clássicos.
Leia mais:
Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval de São Paulo
Este ano o show contou com um repertório para duas horas de apresentação, com direito a homenagens a grandes nomes da música brasileira como Chico Science, pernambucano e um dos fundadores do movimento mangue beat nos anos 90. Os foliões também curtiram versões carnavalescas de sucessos de artistas como Belchior, Joelma, Marina Sena e Paralamas do Sucesso.
Clóvis Rodrigues, vocalista da Tucumanus e da Cauxi Eletrizado, pontua que a banda com nome da festa fez um resgate de alguns frevos do início do bloco.
“São frevos que deixamos de tocar com o tempo, afinal são mais de 10 anos de bloco e vamos substituindo músicas do início por novas, mas, de vez em quando, entra uma antiga”, comenta o cantor.
Iniciativa
Rafael Ângelo, guitarrista da Alaídenegão e cofundador do Cauxi Eletrizado, conta que a proposta do bloco era criar oportunidades de shows para Alaídenegão, Cabocrioulo e Os Tucumanus.
“Essa época do ano, janeiro e fevereiro, era muito parado para as bandas autorais e tivemos a ideia de fazer o bloco para se inserir nesse circuito do Carnaval”, afirma o organizador.
O Cauxi Eletrizado já passou por lugares como Assinpa (Associação dos Servidores do Inpa), Assua (Associação dos Servidores da Universidade Federal do Amazonas) e Arena da Amazônia.