Os casos de dengue no Brasil podem atingir um número recorde em 2024 e chegar a 4,2 milhões, segundo informou, nesta sexta-feira (09/02), a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. O total no ano passado foi de 1,6 milhão.
A secretária declarou:
“A estimativa do Ministério da Saúde é que a gente chegue a 4,2 milhões de casos. Nós nunca chegamos a esse número. Por isso, a preocupação e também pela pressão que isso pode acontecer no serviço de saúde”.
Ela completou:
“Nós estamos vendo uma antecipação dos casos que nós ainda não tínhamos visto nas últimas epidemias de dengue. Em geral, há um crescimento de casos no final de março e começo de abril. Nós começamos a ver o crescimento dos casos [neste ano] já em janeiro”.
Leia mais:
OMS chama de “alarmante” situação da dengue no Brasil e recomenda uso de repelente
“A gente não pode vender uma ilusão”, diz ministra da Saúde sobre vacina da dengue
Os números da doença neste começo de 2024 impressionam: Até agora, este ano, o país já registrou mais de 395 mil casos (prováveis e confirmados) de dengue, com 53 mortes confirmadas. No mesmo período de 2023, haviam sido registrados pouco mais de 93 mil casos.
A campanha de vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) começou nesta sexta, 9/2. Os trabalhos foram iniciados no Distrito Federal, que apresenta a maior incidência de casos no país.
O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas a baixa quantidade de doses é um desafio para as autoridades. Por isso, o governo teve que estabelecer critérios de priorização de público-alvo e municípios que receberiam as doses da vacina. O primeiro grupo a receber a vacina será de crianças de 10 a 11 anos.
No primeiro lote de vacinas, serão distribuídas 752.184 doses. Manaus e mais 11 cidades do Amazonas estão na lista para receber as doses – clique aqui para conferir.
*Com informações de G1