Durante entrevista à Rádio Itatiaia em sua visita a Minas Gerais nesta quinta (08/2),o presidente Lula abordou a discussão recorrente sobre a meta fiscal de zerar o déficit em 2024, expressando sua aversão a esse tema.
Ele enfatizou a importância de gastar dentro das possibilidades de arrecadação, indicando que alcançar um superávit zero ou não é aceitável.
“Essa é uma discussão que de vez em quanto aparece e eu não gosto que ela apareça. Você gasta o quanto você arrecada”, disse Lula. “Se der para fazer superávit zero, ótimo. Se não der, ótimo também”, diz o Presidente.
Na entrevista, o presidente também comentou sobre a desoneração da folha de pagamento de 17 setores e disse que o Congresso não colocou nenhuma contrapartida à renovação da medida a ser dado pelos empresários quando a aprovou.
Lula disse que ainda é preciso encontrar uma solução para esta questão. “A desoneração exige uma contrapartida para os trabalhadores”.
Essa declaração ocorre em meio a um conflito entre o Executivo e o Legislativo sobre a renovação da desoneração, que foi aprovada pelo Congresso, vetada pelo presidente e posteriormente mantida após os parlamentares derrubarem o veto.
*Com informações da CNN Brasil