Um homem, de 35 anos, foi preso com 435 quilos de maconha, tipo skunk, por policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE) na madrugada desta terça-feira (06/02), no rio Negro, nas proximidades do município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). O prejuízo estimado ao crime organizado é de R$ 8,7 milhões.
De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), tenente-coronel Alysson Lima, policiais militares da COE realizavam patrulhamento fluvial no rio Negro, por volta das 3h, quando identificaram um homem em atitude suspeita tentando fugir em uma embarcação. A ação teve o apoio da Base Arpão II, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
“Ele estava descendo o Rio Negro e, durante abordagem, o suspeito saltou caindo no rio. As equipes resgataram ele e efetuaram a prisão. Após verificar a embarcação foi encontrada essa quantidade (435 quilos) de entorpecentes, que estavam dentro de 11 sacos”, explicou o comandante do CPE.
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, destacou o resultado das ações realizadas pela instituição de combate ao tráfico de drogas.
Saiba mais:
Em Borba, prestanista é preso em flagrante por furtar celular na casa de cliente
Pai e filho são presos por receptação de produtos roubados e furtados em Eirunepé
“Essa é mais uma operação do trabalho que a Polícia Militar do Amazonas vem fazendo no estado, em conjunto com órgãos que compõem o Sistema de Segurança. Temos um trabalho com informações de inteligência daquela área da calha do Rio Negro e as equipes de Inteligência da PMAM, juntamente com a COE, conseguiram êxito na apreensão de mais de 400 quilos e uma pessoa presa”, ressaltou o comandante-geral.
O homem e o material apreendido foram encaminhados para o Departamento de Investigação Sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), onde as investigações irão continuar no intuito de identificar e prender outros envolvidos no crime.
Combate ao crime organizado
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, destacou o apoio dos Governos Federal e Estadual às forças de segurança no trabalho repressivo de desestruturar organizações criminosas que atuam no estado.
“Esse trabalho vai continuar e o objetivo final é que possamos desestimular a rota do tráfico aqui na região, uma rota que não só influencia na capital, mas também em todo o estado brasileiro. Nós temos um apoio importante do Governo Federal através da Operação Hórus e não somente isso, a determinação do governador Wilson Lima em aparelhar as instituições de modo que a gente possa ir para os rios bem equipados. Essa ação, por exemplo, foi feita com o apoio aproximado da Base Arpão II”, destacou o secretário.