O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi monitorado pela suposta “Abin paralela”, que neste momento é alvo de investigação pela Polícia Federal. A declaração foi feita pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que também foi alvo da espionagem, na sexta-feira (2/02) à TV Band.
A informação aponta monitoramento, além de Omar Aziz (PSD), ministros do STF, senadores, governadores e deputados federais, todos apontados como opositores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O senador Aziz espera a lista de autoridades monitoradas para ter certeza.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), pediu a relação dos nomes ao Supremo Tribunal Federal (STF).
“Fui hostilizado em aeroporto, em Brasília, não podia andar em restaurantes […] Eles nos monitoravam na CPI da Covid, nós tínhamos reuniões secretas na casa do senador Omar Aziz (PSD-AM) pela noite e falávamos as coisas internamente, eu e mais três ou cinco, nenhum de nós soltava nada para a imprensa. No outro dia cedo ‘tava’ tudo divulgado. Eles grampearam, monitoraram, o meu telefone foi clonado, eu tinha dificuldade de conversar com os colegas”, disse o senador Otto Alencar.
Leia mais:
Omar Aziz diz que Pacheco tem que reivindicar lista de espionados pela Abin
Ramagem admite que pode ter havido “desvirtuamento” da Abin
Aziz foi o presidente da CPI da Covid, que apurou as ações e omissões do governo federal na pandemia. Durante os trabalhos do grupo, o parlamentar travou duros embates com integrantes do governo. Nas redes sociais, ele foi alvo de ataques pessoais de Bolsonaro, que foi condenado a indenizar o parlamentar em R$ 30 mil por associá-lo à pedofilia.
Nomes supostamente monitorados pela “Abin paralela”:
Ministros de Bolsonaro
- Abraham Weintraub
- Anderson Torres
- Flávia Arruda
- General Carlos Alberto dos Santos Cruz
Ministros do STF
- Luís Roberto Barroso
- Gilmar Mendes
- Alexandre de Moraes
Senadores (todos oposição que participaram da CPI da Covid)
- Otto Alencar
- Soraya Thronicke
- Renan Calheiros
- Rogério Carvalho
- Omar Aziz
- Humberto Costa
- Randolfe Rodrigues
- Simone Tebet
- Alessandro Vieira
Deputados Federais
- Kim Kataguiri
- Alexandre Frota
- Rodrigo Maia
Governadores
- Joao Doria
- Camilo Santana