A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), anunciou nesta segunda, 5/2, que irá implantar a plataforma de gerenciamento de transporte da Optibus. Essa plataforma já está em funcionamento em outras grandes metrópoles, como Porto Alegre (RS) e Santiago (Chile), com objetivo de aprimorar seus sistemas de transporte público.
A modernização envolverá a utilização das ferramentas de planejamento, programação e otimização do quadro-horário da Optibus, visando elevar a eficiência e confiabilidade do transporte público em Manaus.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, comentou a parceria:
“Essa é uma iniciativa revolucionária da prefeitura para Manaus. A adoção da inteligência artificial da Optibus permitirá não apenas a otimização de rotas e horários, mas também uma maior eficiência no uso de recursos e uma melhora significativa na experiência dos usuários do transporte público. Estamos comprometidos em fazer de Manaus um exemplo de mobilidade urbana inteligente e sustentável”.
Leia mais:
Roubos a transportes coletivos diminuíram 22% em 2023, segundo Sinetram
VÍDEO: Ônibus tomba em BR-319 durante chuva intensa, no AM
O foco da plataforma será melhorar a pontualidade e a frequência das viagens. A implementação também permitirá para as empresas maior controle sobre as operações, possibilitando a criação de cenários diversos e realizando otimizações de maneira rápida e eficiente, graças à inteligência artificial, algoritmos matemáticos e a computação em nuvem fornecidos pela Optibus.
Sobre a Optibus
Fundada em Tel Aviv, Israel, em 2014, a Optibus opera em mais de 35 países. A plataforma monitora integralmente as operações e sugere ações como a liberação de mais veículos de acordo com a demanda e lotação, organizando a programação dos ônibus e identificando a formação de comboios de veículos que seguem para os mesmos destinos.
Com o sistema da Optibus, dados anteriormente dispersos em inúmeras planilhas são centralizados, proporcionando insights valiosos para a gestão eficiente do transporte público. Isso inclui a identificação de rotas com maior potencial de atrair passageiros, a determinação da frequência ideal para evitar superlotação ou viagens vazias, a escolha de fontes de combustível mais econômicas e menos poluentes, e a identificação de caminhos menos congestionados para garantir a pontualidade do serviço.