A ministra da Saúde, Nísia Trindade, em visita ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (5/2), informou que a pasta definirá nesta semana o calendário de vacinação contra a dengue. O governo já havia divulgado que a imunização, inicialmente de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, começa neste mês nos municípios selecionados.
A ministra afirmou:
“Hoje, nós vamos trabalhar com a faixa de 10 a 14 anos de idade naqueles municípios que apresentaram, nos últimos anos, o quadro mais intenso de dengue e também onde circula mais o sorotipo 2, que é aquele que está muito associado a essa explosão de casos que temos visto em algumas cidades e, muitas vezes, com agravamento”.
Leia mais:
Rio de Janeiro entra em situação de emergência devido a casos de dengue
Amazonas tem 2 mortes sob investigação por dengue, diz Ministério da Saúde
A ministra também ressaltou a importância de continuar com o apoio da população no combate aos focos de água parada, principal modo de transmissão da dengue. Ela disse:
“Neste momento, ela [a vacina] não oferece uma resposta para a situação atual porque ela é aplicada com o intervalo de três meses, já que é uma vacina de duas doses. Ela é muito importante, mas será uma estratégia progressiva para ter um impacto que a gente espera de controlar a dengue e, no futuro, não ter mais a dengue como um problema tão importante de saúde pública”.
A ministra esteve no Rio de Janeiro para inaugurar o primeiro dos dez polos de atendimento para pacientes com suspeita de dengue que serão abertos até o fim desta semana na cidade. Por causa da doença, a capital carioca decretou situação de emergência.
No momento, os estados do Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal, também decretaram situação de emergência em saúde pública por causa da doença.
*Com informações de Agência Brasil