El Salvador escolheu seu presidente, neste domingo (4/2), quando sua população foi às urnas eleger presidente, o vice-presidente e os 60 deputados da Assembleia Legislativa.
Nayib Bukele foi reeleito com uma votação histórica com 1.295.888 votos válidos para a sua chapa, cerca de 83% de votos, segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral de El Salvador.
O presidente reeleito utilizou as redes sociais para declaração do resultado das eleições.
“Segundo os nossos números, ganhámos as eleições presidenciais com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados na Assembleia. O recorde em toda a história democrática do mundo. Nos vemos às 21h em frente ao Palácio Nacional. Deus abençoe El Salvador”, escreveu no X (antigo Twitter).
Além da reeleição do presidente Nayib Bukele e do vice Félix Ulloa, ambos do Novas Ideias, o partido conseguiu emplacar 58 dos 60 deputados na Assembleia Nacional.
Com distância significativa, os partidos tradicionais Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) e Aliança Republicana Nacionalista (Arena) tem, respectivamente, 7,06% e 6,19%.
Veja também:
Rapaz de 19 anos morre ao cair de penhasco enquanto tirava foto, nos EUA
Catástrofe: Após incêndios florestais, Chile registra dezenas de mortos
O presidente reeleito, tem o segundo mandato para começar previsto para 1º de junho e deve chegar ao fim em 2029. Veja o momento em que o Bukele, se prepara para discursar, após sua vitória.
O presidente salvadorenho reeleito, de 42 anos, conquistou a população por conseguir reduzir os números da violência em El Salvador.
Caminho
O presidente é formado em publicidade. Ele é filho de um empresário de origem palestina e entrou na política em 2012, quando foi prefeito da pequena cidade de Nuevo Cuscatlán. À época, ele foi de marqueteiro para político do FMLN, um partido de esquerda.
Declarado pelo povo como uma estrela em ascensão, ele se desentendeu, em 2017, com o partido. Com essa confusão, ele migrou para um partido de direita.
*com informação Metrópoles