Mais de nove toneladas de pirarucu ilegal foram apreendidas, no sábado (3/02), nas proximidades do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Além da apreensão de pirarucu, um homem foi preso em flagrante por crime ambiental. A pesca do pirarucu está no período do defeso até 31 de março.
O barco pesqueiro Cmt Elton II foi abordado por volta de 1h da manhã de sábado, por militares coordenados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). Durante a revista no porão da embarcação, os policiais militastes encontraram mantas de peixe pirarucu e também o mesmo pescado enrolados em formato de charuto.
Leia mais
VÍDEO: Rapper Killer Mike é algemado e retirado do Grammy
São Paulo conquista o troféu da Supercopa do Brasil
Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 2,5 toneladas de pirarucu em mantas e cerca de 6,5 toneladas do mesmo pescado em formato de charuto. A apreensão gerou um dano ao crime de pesca ilegal estimado em R$ 270 mil.
A autoridade de Polícia Civil (PC-AM), da delegacia da Base Arpão, lavrou o flagrante delito e determinou que o pescado apreendido fosse doado. As doações atendem a Fundação Pestalozzi, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Coari e também famílias que moram em comunidades ribeirinhas.
*Com informações da assessoria