Duas mortes suspeitas por dengue são investigadas no Amazonas no início de 2024. Os dados são do Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde (MS), e foram divulgados na quinta, 1º de fevereiro.
Segundo a pasta, as mortes em investigação ocorreram em Lábrea e Coari, no interior do estado.
De acordo com o monitoramento do MS, Lábrea tem 307 casos prováveis de dengue. O município também aparece como o que tem a maior taxa de incidência da doença no estado, conforme o boletim epidemiológico da FVS-AM. Já em Coari, conforme o Ministério da Saúde, são 149 casos prováveis de dengue.
Leia mais:
Estudo aponta que vacina da dengue do Butantan tem eficácia geral de 79,6%
Dengue no Brasil: Ministério da Saúde contabiliza 217 mil casos e 15 mortes em 2024
A dengue apresenta explosão de casos no país em 2024: Oito estados e o Distrito Federal tiveram grande alta de casos, incluindo o Amazonas. Entre 1º e 25 de janeiro de 2024, o estado registrou 3.934 casos da doença, segundo o boletim epidemiológico da FVS-AM divulgado na última semana. O número representa um aumento de 38% em comparação ao mês inteiro de janeiro de 2023, quando o Amazonas confirmou 2.860 casos da doença.
Manaus também se encontra no momento em situação de alerta pela doença: Os casos da doença mais que dobraram na cidade na última semana. Conforme o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde, a capital amazonense tem atualmente 2.449 casos prováveis da doença.
Em 2023, o Amazonas somou 12 mortes pela doença.
Enquanto isso, a vacinação contra a dengue vai começar na próxima semana, segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade. A quantidade reduzida de doses significa que jovens de 10 a 14 anos serão prioritários na vacinação, que também será realizada inicialmente apenas em estados com grande incidência da doença. Manaus e mais 11 municípios do estado estão entre os que receberão as primeiras doses.
*Com informações de G1