Manaus terá novos investimentos em terminais hidroviários de passageiros e de carga e descarga. Os investimentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foram incluídos nas obras no Amazonas após sugestão do senador Eduardo Braga (MDB) ao presidente Lula (PT).
Braga reafirmou que o novo porto vai atender mais de 1 milhão de amazonenses que dependem do transporte fluvial para chegar ou sair da capital amazonense. Também fazem parte do pacote de investimentos em portos, a reforma no Roadway, que para ele deveria ser um cartão postal de Manaus, e a reestruturação do Porto do São Raimundo para o turismo.
“Estamos procurando fazer um porto para turistas, voltado, principalmente, ao turismo de pesca”, destacou Braga.
Com orçamento previsto de mais de R$ 650 milhões, as obras em Manaus fazem parte do eixo Transporte Eficiente e Sustentável do novo PAC.
Leia mais:
Eduardo Braga diz que competitividade da ZFM será mantida com a reforma tributária
Em discurso no STF, Lula defende regulação das redes sociais no país
Segundo o senador, todo mês mais de 1 milhão de passageiros passam por Manaus acessando a via fluvial em função da precariedade e do alto custo do sistema de aviação regional.
“E não temos um porto regional importante para atender essa demanda do interior, inclusive, a movimentação de carga para os municípios”, disse Eduardo.
Braga destacou que teve parceria do senador Omar Aziz (PSD-AM) para sugerir ao governo federal a construção do novo porto de Manaus. “Sem dúvida uma conquista importante para a capital e o interior”, reforçou Braga.