Muito bem; parece que temos um novo direitista na praça; me refiro ao deputado estadual de segundo mandato, Wilker Barreto, que é alguém muito capaz do ponto de vista técnico — e isso ninguém pode negar — entretanto, ninguém pode negar também que o parlamentar nunca se utilizou do discurso ideológico para fazer política.
Para deixar claro, não estou dizendo que Wilker Barreto não é de direita, e sim afirmando que ele nunca recorreu a isso para se eleger. Todavia, algo mudou.
Quando respondia sobre a sua mudança de partido na abertura do ano legislativo, Wilker Barreto afirmou ao site RealTime1:
“E, com certeza, será um partido de direita. Eu sou de direita. Respeito o posicionamento de quem é de esquerda, mas nunca acreditei em comunismo, mas também nunca vou pegar um comunista pelo pescoço. Eu acredito que a direita tem uma proposta melhor em função do capitalismo e é essa maturidade que quero trazer”, destacou.
Afirmações como estas sendo ditas por Coronel Menezes ou Alberto Neto não me causariam nenhuma surpresa, mas Wilker Barreto? Para mim é uma novidade. Até brinquei outro dia no Lomittas ta On (de segunda a sexta a partir das 13:10, canal 8.2), daqui a pouco o deputado Wilker Barreto gritará na Aleam: “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”.
Passadas as brincadeiras, falemos sério. Wilker Barreto foi eleito três vezes vereador de Manaus, e por duas vezes foi eleito presidente da CMM; deixou a CMM quando foi eleito deputado estadual, e em 2022 foi reeleito para o mesmo cargo. Achar que Wilker Barreto fala as coisas por acidente é ingenuidade, é claro que sua fala foi calculada, principalmente para alguém que precisa sobreviver politicamente, afinal, Wilker Barreto não tem o governo ao seu lado, e mais, ele perdeu mais de 5 mil votos entre 2018 e 2022 (suas eleições de deputado).
Essa sinalização à direita é estratégica, afinal, todos os levantamentos são unânimes em afirmar que Manaus é majoritariamente de direita, e qualquer político inteligente que puder se aproximar desse eleitorado o fará.
E outra, se Wilker Barreto concorrer à Prefeitura, isso aumenta a sua visibilidade e perspectivas políticas, além de ajudar seus aliados políticos, explico.
Recentemente ouvi de uma fonte da Aleam: “Wilker é um dos gladiadores do Cidade, tudo que ele fizer vai ser alinhado com o Roberto” . É lógico que Barreto só conseguirá um partido para concorrer se “os astros políticos” se alinharem, um desses astros certamente se chama Roberto Cidade; e para o presidente de Aleam será interessantíssimo ver o seu colega de parlamento enfrentando o prefeito em um debate.
Aguardemos os próximos capítulos dessa novela chamada eleições 2024.