Confirmando a sinalização, o deputado estadual Wilker Barreto (sem partido), solicitou e recebeu a carta de anuência para sair do seu partido, o Cidadania, que está federado por quatro anos com o PSDB. O senador Plínio Valério, presidente estadual da federação, assinou a carta de anuência — documento que permite que um parlamentar se desfilie sem perder o mandado — após a solicitação do deputado.
Conforme antecipei, o deputado Amom Mandel pretende ser o candidato da federação, e vem confirmando isso a seus interlocutores; cenário que inviabiliza uma eventual candidatura de Wilker Barreto, uma vez que a federação só pode ter um candidato. Com isso, na tentativa de viabilizar a sua candidatura, Barreto está à procura de uma nova casa.
E qual casa seria essa? Muito bem, nos bastidores se comenta que um destino possível para Wilker Barreto seria o PRD (Partido Renovação Democrática), que é produto da fusão do Patriota com o PTB, que ocorreu em 9 novembro 2023. No Amazonas, a sigla é liderada pelo também deputado, Felipe Souza.