Durante o programa ‘Mais Você’ da TV Globo, exibido nesta terça-feira (30/01), a apresentadora Ana Maria Braga e a jornalista Juliane Massaoka comentaram sobre a união dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido em prol da votação a favor para que Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do boi vermelho e branco permanesse no Big Brother Brasil 2024.
Veja mais:
TRT-11 abre inscrições para estágio com remuneração de R$ 1.035, em Manaus
Museu do Seringal, em Manaus, reabre para visitação a partir de 1º de fevereiro
As duas estavam falando sobre a força-tarefa que envolveu os bois Garantido e Caprichoso para que a cunhã permanecesse dentro da casa mais vigiada do Brasil. No programa, Massaoka até revelou que o Caprichoso fez uma publicação em seu perfil oficial puxando apoio de toda nação para Isa.
Porém, durante os comentários, a jornalista Juliane Massaoka se referiu ao ‘Boi-Bumbá’ como ‘Bumba meu boi’, e foi duramente criticada nas redes sociais, pois mesmo que as palavras sejam parecidas, culturalmente apresentam diferentes contextos, sendo uma comemorada no Maranhão e outro no Amazonas.
Nas redes sociais, Juliane foi muito criticada; veja baixo
A jornalista se desculpou através de um post em suas redes sociais.
”Hoje na hora do programa ao vivo eu troquei o nome das duas festas. Peço desculpas pelo erro e aproveito pra deixar aqui uma excelente descrição de cada uma dessas manifestações culturais”.
Diferença entre o ‘Bumba meu boi’ e o ‘Boi-Bumbá.’
O Bumba Meu Boi do Maranhão e o Boi-Bumbá de Parintins são duas expressões culturais brasileiras que, apesar de compartilharem semelhanças em seus nomes e em alguns elementos, são manifestações distintas, enraizadas em tradições regionais específicas. Ambas celebram o folclore, a música e a dança, mas apresentam características únicas que as diferenciam.